Scroll Top

Ria Formosa

PARQUE NATURAL

       

O Parque Natural da Ria Formosa é uma das mais bonitas riquezas naturais do Algarve, tanto pela variedade dos seus habitats como pela sua singular localização. Recentemente eleita como uma 7 das Maravilhas Naturais de Portugal, é umas das três áreas protegidas que definitivamente deve visitar nas suas férias no Algarve. Trata-se de um sistema lagunar único e em permanente mudança, devido ao contínuo movimento de ventos, correntes e marés.

Classificada como Parque Natural desde 1987, tem uma área de cerca de 18 mil hectares, e encontra-se protegida do mar por cinco ilhas-barreira e duas penínsulas: a península do Ancão (que inclui a, incorrectamente chamada Ilha de Faro), a Ilha da Barreta ou Deserta, como é mais conhecida, a Ilha da Culatra (onde se encontra o Farol de Sta Maria), a Ilha da Armona, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas e, finalmente, a Península de Cacela. Toda esta área de enorme beleza estende-se ao longo de 60 km da costa sotavento do Algarve pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António desde a península do Ancão até à praia da Manta Rota.

A Ria Formosa é um santuário de biodiversidade, aqui podemos encontrar animais em vias de extinção, como o camaleão, o cavalo-marinho ou a galinha sultana. Muitas espécies de aves aquáticas migratórias provenientes do norte da Europa passam aqui o Inverno, ou utilizam a Ria Formosa como ponto de escala na sua rota rumo a paragens mais meridionais. Dos mamíferos existentes, destacam-se a lontra, o sacarabos, a geneta, a fuinha, o texugo e a raposa. Com uma profundidade média de 2 metros, abriga ainda 288 espécies de moluscos, 79 peixes, 15 répteis, 11 anfíbios, 214 aves, 18 mamíferos, 8 de aracnídeos, 5 de crustáceos e 6 de anelídeos, assim como mais de 700 espécies de plantas.

Podem-se encontrar ambientes tão diversos como ilhas barreira, sapais, bancos de areia e de vasa, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e mata.

É, também, de salientar a importância da Ria no ciclo de vida de numerosas espécies de peixes, moluscos e crustáceos, principalmente como zona de reprodução e alimentação.

Não faltam atividades, para todos os gostos: a Ria Formosa oferece um conjunto de praias, com destaque para as ilhas que são, porventura, as mais belas e tranquilas do Algarve. De carreira ou táxi, é fácil lá chegar, mas fica-se a léguas da azáfama que caracteriza esta região, sobretudo nos meses de verão.

Mais ou menos radicais, mas sempre em profundo respeito por esta área protegida, as formas de passar o tempo passam pela observação de pássaros, desportos náuticos, percursos pedestres, passeios pela Ria ou pesca desportiva. São apenas alguns exemplos, para além da praia propriamente dita.

ACTIVIDADES

Video Promocional do Algarve e Ria Formosa

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant